Ausência do lar

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/08/2023
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o sociólogo John Locke, o Estado surge para garantir, através das leis, os direitos naturais dos indivíduos, incluindo principalmente a moradia como inerente a todo cidadão. De maneira análoga, na realidade contemporânea brasileira se observa uma grande parcela da população sem acesso a esse direito, o que acaba por gerar déficit habitacional. Nesse viés, faz-se necessário analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam os setores governamentais e sociais. (Formulou a tese)

A priori, é valido pontuar que o setor estatal influencia diretamente na ausência de moraria no Brasil. O sociólogo Pierre Bourdieu, em sua obra "Habitus", diz que a sociedade possui padrões impostos, naturalizados e reproduzidos por gerações. De forma semelhante, o cenário brasileiro apresenta um histórico de divergências regionais, normalizado ao longo das décadas pela ausência de planejamento urbano e social gerado pela falta de impulsionamento do poder governamental. Logo, é inadmissível que a instabilidade habitacional perdure durante o século XXI. (Explore com mais produtividade)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que o poder social vigora na vulnerabilidade habitacional. De acordo com o geógrafo David Harvey, que diz “A gentrificação, construção de condomínios fechados e a ‘Disneyficação’ do espaço contra a falta de moradia bárbara, a falta de habitação a preços acessíveis e degradantes ambientes urbanos para a massa da população” (Melhore essa construção). Essa versão segrega as populações menos privilegiadas, promovida pela estrutura capitalista que reflete no espaço social. Esse cenário, (Sem vírgula) favorece a transgressão da moradia a todos e impulsiona o mercado aos que possuem poder monetário. Assim, essa conivência agrava ainda mais esse cenário. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater os impactos sociais pela inteligência artificial. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social – deve promover programas como “minha casa, minha vida” para favorecer as populações de baixa renda, tendo como objetivo oferecer à sociedade melhores oportunidades de assentamento. Por fim, cabe às Organizações Não Governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, as transformações sociais possam proporcionar abrigo a todos, como prevê o contrato social proposto por John Locke. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos