Déficit habitacional

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/08/2023
Nota tradicional: 640
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O artigo 5º (Vírgula) da nossa Carta Magna, proporciona a toda  todo o povo brasileiro, (Sem vírgula) um direito que é universal, a moradia, sendo um dos valores sociais da nossa democracia. A população brasileira de todas as classes sociais, principalmente as mais pobres, trás  traz em seu conceito de vida desde a infância o sonho da casa própria. Sonho que tem se tornado distante a cada dia. Com a alta dos preços dos materiais de construção e a falta de incentivo dos nossos governantes, aumentando ainda mais o déficit habitacional no Brasil. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, a alta dos preços dos materiais de construção é um fator relevante para o déficit habitacional, recaindo sobre o preço dos imóveis e refletindo diretamente na população, que além de lidar com o "fantasma" da falta de renda (Vírgula) tem de lidar com os valores astronômicos de imóveis, com taxas de juros habitacionais exorbitantes e com o despreparo do mercado que não propicia a população mais carente meios eficazes para ter uma moradia adequada (Melhore a apresentação dessa discussão), que faça jus a dignidade humana

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, nossos governantes que (Vírgula) além de não criar políticas públicas efetivas para suprir a demanda habitacional. (Truncamento) Cria embaraços quando não proporciona políticas efetivas de cotas para minorias que estão mais propicias a sofrerem com a falta de habitação, como a população com deficiência de baixa renda que normalmente são mais propicias a sofrerem com o déficit habitacional (Melhore essa construção), por não terem renda o suficiente e por terem apenas o benefício previdenciário, benefício este que é suficiente apenas para suas necessidades básicas, não suportando o encargo de dar uma entrada que vária de vinte a cinquenta porcento do imóvel (Vírgula) o que contribui ainda mais para esse déficit. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário que o mercado e os governantes propiciem programas e políticas públicas, para suprirem a carência da população brasileira de ter sua habitação. (Truncamento) Proporcionando programas de inclusão de pessoas mais atingidas por esse déficit e aquecendo o mercado habitacional, reduzindo juros de materiais de construção, programas de financiamento que passem a exigir valores menores de entrada, principalmente da população mais carente, proporcionando assim o sonho da casa própria e a valoração do que diz a nossa Carta magna.​​​​​​​ (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos