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A Inteligência Artificial tem se mostrado uma das mais poderosas e disruptivas tecnologias do século XXI, trazendo uma série de transformações e desafios para a sociedade. Os impactos sociais dela têm sido amplamente debatidos, uma vez que suas aplicações alcançam diversos setores da vida humana. A IA também tem influenciado o comportamento social das pessoas, por meio das redes sociais e sistemas de recomendação. Algoritmos são frequentemente utilizados para exibir conteúdo personalizado, o que pode criar bolhas de informação e polarização política, limitando a exposição a diferentes perspectivas e aumentando a propagação de notícias falsas. (Formule a tese)
Em primeiro lugar, ela tem impulsionado o desenvolvimento econômico, criando novas oportunidades de emprego em setores como ciência de dados, engenharia de IA e programação. Por outro lado, ela também tem causado desafios para a força de trabalho tradicional, com a automação de tarefas que antes eram realizadas por humanos, gerando preocupações sobre o desemprego estrutural e a necessidade de requalificação profissional. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) No campo da educação, a Inteligência Artificial tem permitido o desenvolvimento de sistemas de aprendizagem personalizados, adaptados às necessidades individuais dos estudantes. No entanto, isso também levanta questões sobre privacidade e segurança de dados, uma vez que a IA requer informações pessoais para fornecer uma experiência de aprendizado eficaz. Outro impacto social dela está relacionado à área da saúde, onde tem contribuído para diagnósticos mais precisos e rápidos, auxiliando médicos em suas decisões. Entretanto, a dependência excessiva de sistemas dessa nova tecnologia pode gerar preocupações éticas e jurídicas, especialmente quando se trata de decisões críticas envolvendo vidas humanas.
(Boa estratégia coesiva) Em resumo, os impactos sociais da Inteligência Artificial são amplos e variados, envolvendo tanto aspectos positivos quanto desafios para a sociedade. À medida que ela continua a se desenvolver, é essencial que os governos, empresas e a sociedade civil trabalhem em conjunto para garantir que seus benefícios sejam amplamente distribuídos, minimizando possíveis efeitos negativos. A busca por um equilíbrio ético e regulamentar adequado é essencial para garantir que a IA seja uma força positiva para o avanço social e o bem-estar da humanidade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
80 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
720
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |