Inteligência artificial e seu impacto na inclusão social e educacional

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/07/2023
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o recente lançamento da Inteligência Artificial (Vírgula) denominada "chat gpt" (Vírgula) diversos círculos sociais deram início a um incessante debate: "quais são os impactos sócias  sociais da ia IA ?" Tal discussão evidencia o avanço tecnológico da nossa sociedade e clareia o quanto as mudanças são indissolúveis. (Melhore a contextualização do tema)

No contexto relativo às inovações advindas, torna-se obrigatório ressaltar a inclusão social que tal ferramenta proporciona, por meio de legendas automáticas, incluindo cidadãos portadores de deficiência auditiva, tradução de texto (Vírgula) fornecendo a estudantes acesso ao conteúdo estrangeiro em diversas línguas. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Ademais é importante explorar o impacto da inteligência artificial no sistema educacional, diversos estudantes a utilizam para sanar dúvidas e como geradores de textos de apoio. Paralelo a isso (Vírgula) a o fato da falta de acesso à internet no Brasil impossibilita a utilização desta inovação tecnológica, somando-se a isso a ignorância digital advinda da falta de educação desta nova área do conhecimento. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao problema abordado. Concerne ao governo (Vírgula) por meio do ministério da ciência, tecnologia e inovação prepararem projeto de acesso (Melhore essa construção) e educação tecnológica a população desfavorecidas. Tal ato pode-se materializar mediante a parceria com o ministério de desenvolvimento para que o acesso à internet chegue a regiões mais pobres e fornecendo cursos de inclusão digital em repartições de auxílio social. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos