LolaDaCava12071979

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/07/2023
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

João Grilo, um dos protagonistas de ''O Auto da Compadecida'', personagem astuto, esperto e bem-humorado de Ariano Suassuna, critica as imperfeições do mundo, suas situações desfavoráveis, suas desigualdades e injustiças ao afirmar que ''A vida é um punhado de injustiças misturadas com uma porçãozinha de esperança''. Essa visão, (9Sem vírgula) revela-se acertada quando se observa os impactos proporcionados pela Inteligência Artificial. Com efeito, nota-se um paradigma de contornos específicos estabelecidos tanto pela forma como a IA moldam as relações sociais e o nosso cérebro (Paraleslimo). (Formule a tese com mais clareza)

Dito isso, em um cenário de profunda mudança nas relações interpessoais, a Inteligência Artificial, revela-se responsável pelo revés. Nesse contexto, o filme ''Ela'', (Sem vírgula) conta a história de um escritor de cartas solitário - interpretado por Joaquin Phoenix - que se apaixona pela voz do seu sistema operacional. Fora dos limites da ficção, percebe-se que cada vez mais as Inteligências Artificiais estão presentes no cotidiano e o poder que elas têm de mudar as relações sociais, tanto de maneira benéfica, como nos relacionamentos à distância, quanto maléfica, através do distanciamento das pessoas que estão continuamente imersas no meio digital. Assim, os vínculos interpessoais são ameaçados por essa tecnologia.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a maneira como as redes socais, movidas a Inteligência Artificial, modelam o cérebro humano tem profunda relação com o impasse (Melhore a construção dessa ideia). Com isso, o livro ''Geração Superficial'', escrito por Nicholas Carr, mostra como o cérebro está sendo moldado pelos hábitos que as pessoas adquirem na internet. Nesse sentido, se antes o corpo social se informava por meio de jornais, atualmente, devido às redes sociais e os seus textos curtos, as pessoas não conseguem mais se concentrar e ler textos longos (Reveja essa discussão). Diante disso, algo que deveria trazer informação e integração, acaba por efetuar prejuízos à sociedade. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o Estado tome providências para mitigar o quadro atual. Para isso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) - órgão responsável por áreas relacionadas à política nacional de educação -propor, por meio de verbas governamentais, palestras nas escolas que detalham como às as redes sociais podem alterar o cérebro humano e a importância de estabelecer um limite de tempo para o uso dessas redes, a fim de que a Inteligência Artificial seja usada em prol do corpo social. Por fim, com essas medidas, busca-se que a problemática seja solucionada. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos