Inteligência Artificial: realidade e desigualdade.

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/07/2023
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série "Black Mirror" utiliza a tecnologia como temática, demonstrando seus prós e contras. Em seus episódios, ela retratará o espaço da tecnologia na sociedade (Melhore a construção dessa ideia). Logo, percebe-se que a Inteligência Artificial pode se tornar algo prejudicial, pois pode massificar a cultura e intensificar a desigualdade. (Formulou a tese)

Horkheimer e Adorno alertavam para a massificação da cultura, avisando que ocorreria uma subjetividade uniforme com o objetivo de lucrar. Com a criação e difusão da Inteligência Artificial, a cultura poderá se tornar somente um objeto lucrativo, e a tecnologia um espaço para a criação de obras repetitivas e sem aura, sem originalidade. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a utilização da tecnologia ainda não é realidade para muitos brasileiros. Com a melhoria e investimentos na Inteligência Artificial, muitos brasileiros não poderiam desfrutar dessa inovação, pois a desigualdade ainda predomina no país (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo Thomas Hobbes, o Estado deve garantir o bem-estar da população. Por isso, a melhoria, em primeiro lugar, deve visar acabar com a desigualdade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado, mais precisamente o Ministério da Cultura, evitar a massificação cultural, criando palestras contra essa subjetividade e incentivando artistas para que agreguem na cultura brasileira. Também cabe ao governo brasileiro cuidar da desigualdade que assola o território nacional, essa devendo ser erradicada para que, assim, os brasileiros possam desfrutar da tecnologia e possam opinar sobre a Inteligência Artificial. Dessa forma, o Brasil crescerá economicamente, culturalmente e tecnologicamente. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos