Julho

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2023
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os impactos da Inteligência Artificial (IA) apresenta barreiras para a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do desemprego, quanto da perda na habilidade de comunicação interpessoal. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos para o pleno funcionamento da sociedade. (Formulou a tese)

Primeiramente, é fundamental pontuar que os impactos negativos da inteligência artificial deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências, já que segundo o pensador Thomas Hobbes, “o Estado é responsável pelo bem-estar da população”. Na área do trabalho, a inteligência artificial (IA), (Sem vírgula) gera muita preocupação com relação ao desemprego, já que a IA tem contribuído para a maior eficiência e produtividade nas empresas. Ela é capaz de realizar tarefas complexas de forma rápida e precisa, o que permite a automação de processos e a redução de erros humanos. Sobretudo (Vírgula) isso tem levado a uma substituição de empregos que antes eram realizados por seres humanos. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar a perda de interação das relações interpessoais como promotor da problemática, já que a IA tem influenciado a forma como nos comunicamos e interagimos. Através de assistentes virtuais como a Siri e Alexa, por exemplo, podemos realizar tarefas apenas utilizando comandos de voz. Isso tem facilitado a vida de diversas pessoas, mas também gera um distanciamento das relações humanas. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. A IA tem causado impactos significativos na sociedade. Ela pode trazer benefício como automação de taferas no mercado de trabalho, assim como, (Sem vírgula) praticidade na vida cotidiana. No entanto, é necessário que o Ministério da Educação – órgão responsável pela educação pública nacional -promova a criação de projetos extraclasse para os estudantes do ensino médio com foco em atenuar os impactos negativos da inteligência artificial, ressaltando a importância da promoção do bem-estar social. Desse modo, mitigar-se-á os impactos nocivos da IA, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos