Vantagens e desvantagens da inteligência artificial

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/07/2023
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, aos poucos tem se tornado cada vez mais comum a utilização da Inteligência Artificial (Vírgula) principalmente em empresas para atender seus clientes. O uso dessa ferramenta pode ser utilizada para o avanço tecnológico de fácil acessibilidade com vantagens, mas também pode ser usada para causar malefícios.
Durante a pandemia, devido ao isolamento social (Vírgula) ocorreu o aumento das pessoas utilizarem essa tecnologia mais do que já utilizavam normalmente, como o aparelho da Alexa e a assistente do Google. Seus impactos têm atingido não só na área de lazer, mas também em ambientes de trabalho e pesquisa com informações detalhadas sobre qualquer assunto. (Melhore a contextualização do tema)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Entretanto, é possível cometer crimes com essa inteligência (Vírgula) como plágio e falsificação, pode facilmente ser utilizada como uma arma para pessoas que tem más intenções de utilização para disseminar notícias falsas para prejudicar eleições eleitorais, favorecendo um candidato e prejudicando outro. Também pode ser utilizado para o roubo de dados pessoais e existe a possibilidade de no futuro possa substituir os trabalhadores em suas profissões (Vírgula) causando a perda de seus empregos.

(Melhore a estratégia coesiva) Não só isso, mas há vantagens de sua utilização como o processo eficaz de informações precisas e rápidas, modernização e inovação em seu uso, um novo avanço nos meios tecnológicos de fácil acesso. É possível perceber que há impactos positivos e negativos para ser usada, mas também só mostra a desigualdade social entre uns terem acesso e outros não.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, um dos grandes problemas de a Inteligência Artificial estar se tornando popular é a questão de usar imagens e vozes de pessoas sem autorização, quebrando um código de ética. Nesses tempos está acontecendo a greve de artistas de Hollywood por condições melhores de trabalho e é citado a negação deles na utilização de suas imagens com inteligência artificial em que os grandes estúdios estavam propondo.

(Melhore a estratégia coesiva) Finalmente, é necessário ter mais rigidez a quem acessa esse meio tecnológico para não cair em mãos erradas, ser criado sistemas de proteção, a valorização do governo com seus trabalhadores, não optar por uso de inteligência artificial quando não necessário e seja punido a utilização de imagem e áudio sem autorização. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos