Novas fronteiras, novos dilemas

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/07/2023
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série "Star-Trek - idealizada por Gene Rodenberry" - narra o futuro da raça humana desbravando o universo e interagindo com inúmeras formas de vida inteligente, inclusive, artificiais. Para este feito, a evolução tecnológica fôra exponencial, culminando em Inteligências Artificiais (IAs) cada vez mais robustas e sencientes, apresentando ao público diversos dilemas morais e éticos com os quais a sociedade eventualmente deverá lidar. Com efeito, é necessário que a humanidade analise e acompanhe o avanço das IAs, para combater possíveis ameaças e fazer o melhor uso de suas vantagens. (Formule a tese com mais clareza)

Em primeiro lugar, é importante discutir as vantajosas funcionalidades que dão propósito ao investimento da sociedade na IA. Em princípio, ressalta-se, pelos artigos 5º e 6º da Constituição federal de 1988, o direito à igualdade, à liberdade e acesso a bens e serviços sociais básicos que todo cidadão tem garantido. Assim, a oportunidade de expandir serviços educacionais e de saúde - com qualidade e eficiência - através do uso de IA, pode integrar horizontalmente os indivíduos mais vulneráveis e periféricos. Analogamente, plataformas de comunicação, analisadas por IA, podem observar padrões agressivos e ameaçadores, impedindo crimes e suicídios com uma intervenção precoce. Ou seja, o uso de IA pode aumentar a cidadania e ajudar na proteção a vida dos indivíduos. 

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é imprescindível a antecipação a possíveis danos que essa tecnologia pode ocasionar. Há, nesse sentido, algo cruel: o descarte sem precedentes de mão de obra humana ao ser substituída pelo serviço padronizado e facilmente atualizável de IAs. Por exemplo, robôs que fazem limpeza, carros autônomos que levam passageiros ou cargas e atendimento ao cliente totalmente automatizado, progressivamente tornando o homem obsoleto no seu serviço. Logo, é apresentado o risco de elevadíssimo desemprego, expondo pessoas a perda de sua cidadania. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações preventivas devem ser tomadas, em favor da sociedade, frente aos avanços da inteligência artificial. O governo deve intermediar discussões abertas entre órgãos reguladores e o legislativo, a fim de garantir o livre mercado, a privacidade dos usuários e renda mínima aos que necessitarão, por meio de novas leis e programas sociais. Assim, garante-se um ambiente seguro para a utilização das IAs, mantendo a tecnologia a serviço do homem (Vírgula) mas nunca o homem a serviço da tecnologia. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos