O verdadeiro problema da inteligência artificial

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/07/2023
Nota tradicional: 560
Nota IA: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

''As 3 leis da robótica'' criada pelo escritor Isaac Asimov citadas em seu livro Eu, Robô, (Melhore a coesão) mostra que todas as leis possuem limitações e podem apresentar furos que podem causar problemas até piores do que elas tentavam evitar. Mais tarde Asimov introduziu uma quarta lei, que ele chamou, ''Lei Zero'' que diz ''Um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão permitir que a humanidade sofra algum mal''. Como explicar para uma máquina o que é certo ou errado? (Melhore a contextualização do tema)

A IA (Inteligência artificial) tem suas vantagens, como a sua importância com a automação de tarefas rotineiras. Essa ferramenta tecnológica trouxe avanços significativos em diversas áreas do conhecimento e da prática, como na informática, na medicina, na economia, nos transportes e na comunicação, trazendo organização e facilitando a realização de tarefas dentro das empresas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Mas como a desvantagens caminham lado a lado dos benefícios, um dos principais pontos negativos da IA (Inteligência artificial) é o uso de dados e a construção do algoritmo que a máquina vai ser treinada, por exemplo, as questões éticas. Isso aconteceu com a empresa Google, (Melhore a coesão) um usuário do Google fotos denunciou em 2015 que a plataforma havia rotulado umas de suas fotos com sua amiga com a legenda ''gorilas'' (Vírgula) outros erros também foram encontrados, como, (Sem vírgula) confundir motos com bicicletas, gatos com linces, que não são tão graves como o primeiro. Logo isto mostra que uma inteligência artificial não consegue entender o que é errado e o que é correto, sendo que falta com essa lógica e os valores. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma a IA aprende com os dados, é a partir dali que ela vai tomar as decisões dela, e a falta de dados considerados ruins pode ser um problema. Faltam nas máquinas a noção do que se deve ou não fazer. Como garantir o que a IA faça o que queremos sem ser prejudicial? E será que aquilo que nós queremos é o
melhor? E se não for como evitar que essa IA tome essa decisão por nós? (Não apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos