[Sem título]

Tema: Impactos sociais da Inteligência Artificial

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/07/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na produção cinematográfica "Vingadores: Era de Ultron", Tony Stark pensa que a criação de uma máquina capaz de proteger o Planeta Terra de ameaças externas é necessária, contudo com a criação de Ultron, o robô se mostra a verdadeira ameaça a humanidade. Num cenário análogo ao fictício, a temática a respeito da IA, ou Inteligência Artificial, gera discussões quanto aos impactos sociais do avanço tecnológico, culminando na reflexão sobre os malefícios e benefícios resultantes da IA. Pontos referentes a desigualdade social e a mecanização da sociedade se sobrepõem quando o tema é colocado em pauta. (Muito bem. Formulou a tese)

Em uma primeira análise, o desmazelo econômico é uma questão anterior ao desenvolvimento da Inteligência Artificial, mas acentuado com essa criação. A IA não é um avanço tão recente, mas que apenas ganha um maior espaço no cotidiano com os aparelhos de assistência virtual e chats online, resultando numa maior facilidade nas atividades diárias da sociedade. Contudo, o acesso a tais tecnologias não acontece de maneira integral, excluindo um parcela significativa da população. Na animação japonesa "NO.6", é retratada uma sociedade geograficamente dividida entre uma cidade utópica e uma porção negligenciada, a qual o governo utiliza de todos os meios para isolar da parcela mais prestigiada. Como retratado na obra, enquanto uma minoria populacional conta com o acesso à tecnologia de ponta, a exemplo da IA, a parcela pobre se encontra a parte dessa realidade, sendo isolada do avanço tecnológico. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, com o invento da Inteligência Artificial observa-se que o sedentarismo racional domina a sociedade. Atividades como ligar e desligar as luzes de um local ou criar um cronograma são ações que as IA já se mostram capazes de realizar, contudo tal contexto coloca em pauta a condição passiva do intelecto humano a respeito de posturas tão básicas. Segundo o autor Hermes Machado, a Inteligência Artificial já escraviza a civilização humana. Diante desse pensamento, cabe uma análise situacional a respeito do espaço que a máquina ganha e o espaço que o ser humano perde com esse sedentarismo reflexivo.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, ao passo dos complexos sociais resultantes da Inteligência Artificial, cabe à sociedade se policiar quanto a presença e a importância dada ao invento na vida cotidiana, por meio de posturas reflexivas e analógicas, tendo auxílio do meio midiático nesse processo, com a finalidade de conscientizar as massas. Mesmo com palestras e demais condutas capazes de serem empregadas para impedir a concretização e catalização dos impasses mencionados. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos