DERAM- Psi

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/06/2023
Nota tradicional: 840
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prever em seu artigo 6º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileira. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o crescimento do racismo no futebol, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com mais clareza)

A princípio, indubitavelmente, antigos pensamentos na sociedade mundial (Ideia incompleta). Nesse sentido, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade. Sob essa lógica, o racismo representa um assunto negligenciado, tal como denuncia Locke. (Truncamento) Haja vista, uma sociedade com pensamentos de superioridade racial amparada numa questão histórica sobre a escravidão dos negros africanos.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é fundamental apontar a ausência de medidas governamentais firmes como impulsionadora desta selvageria. Segundo Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório Racial no Futebol, o racismo no futebol internacional, tão em evidência, precisa que haja punição para coibir a ação de outros racistas, que clubes e jogadores se apoiem nessa luta. E, especificamente, no futebol brasileiro que registrou no ano anterior cerca de 100 casos de racismo. Além de manifestações de homofobia, xenofobia e machismo. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar mundialmente; e, especificamente, em uma nação multicultural como o Brasil. (Delimite e explore as discussões com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses infortúnios. Para isso, é imprescindível que as autoridades esportivas e de Estado, por intermédio de campanhas educacionais e medidas legais - realizações de debates educativos e de consciencização  conscientização e ações legais punitivas contra os infratores a fim de que a igualdade prevaleça nos âmbitos da sociedade, e o futebol (Vírgula) como o principal esporte e de maior entretenimento, seja exemplo de civilidade e respeito (Melhore a construção de sentido. Trecho ficou confuso). Assim, tornar-se-á possivel a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos