A persistência do racismo nos estádios

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/06/2023
Nota tradicional: 920
Nota IA: 1000
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla)- assegura a todos os direitos à dignidade e ao bem-estar. No entanto, a persistência do racismo no futebol mostra uma lacuna na garantia do documento. Nesse sentido, observa-se um delicado problema que possui como causas a falta de denúncias e a sensação de superioridade. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, destaca-se a omissão social contribuindo para a persistência do racismo nos estádios. Acerca disso, a escritora Djamila Ribeiro afirma: " O silêncio é cúmplice da violência". Nessa perspectiva, observa-se que a escassez de denúncias não permite que o problema seja freado, visto que grande parte dos jogadores e técnicos não delatam os atos racistas. Assim, impossibilitam que o agressor seja punido, fazendo com que eles repitam inúmeras vezes o erro. Com isso, alguns atletas que compõem os times de futebol sofrem o preconceito e se sentem coagidos com as ações revoltantes. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade. Argumento válido)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, nota-se a sensação de superioridade intensificando o racismo no esporte. Para o sociólogo Zygmunt Bauman, ''a sociedade é massivamente individualista''. Sob essa ótica, pode-se afirmar que muitas pessoas se sentem superiores as outras, visto que as humilham com comentários ofensivos por conta da cor da pele e do formato do cabelo. Consequentemente, essas pessoas começam a rejeitar a própria aparência e desenvolve danos psicológicos, como a depressão e ansiedade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas precisam ser tomadas para mitigar a presença do racismo no futebol. Cabe à Confederação Brasileira de Futebol investir em ações que incentivem as denúncias, por meio de projetos sociais, a fim de punir os agressores e extinguir os atos racistas. Tal ação deve ser reforçada pela mídia de massa para que todos tomem conhecimento das medidas. Paralelamente, é preciso intervir na sensação de superioridade, por meio de programas educativos. Logo, espera-se que os cidadãos tenham os seus direitos respeitados, como defende a Declaração Universal dos Direitos Humanos. (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 1.000 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos