Racismo

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/06/2023
Nota tradicional: 920
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A curta metragem - "Dúdú e o lápis cor da pele", (Sem vírgula) retrata um episódio de racismo muito comum (Vírgula) principalmente nas escolas: o "lápis cor da pele", que é um termo totalmente errôneo para designar a cor de um lápis, visto que existem diversos tons de pele. O racismo ainda é uma questão presente no Brasil nos mais diversos âmbitos, como no futebol por exemplo. O modo como se deu a colonização brasileira e a desigualdade racial presentes são fatores que agravam ainda mais a situação. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob essa ótica, o racismo, tanto estrutural e  como constitucional (Vírgula) está presente na sociedade desde os períodos coloniais, visto que povos africanos foram retirados à força de sua habitações para trabalhar como escravos no Brasil colonial, onde se deu a abolição da escravidão somente em 1888, a pouco mais de 100 anos. Foram mais de 300 anos de escravidão e as consequências são ainda vividas nos dias atuais, como o caso no futebol internacional, onde Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, foi vítima de racismo enquanto jogava uma partida do esporte, torcedores do time rival o chamaram de "macaco". 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desigualdade é um fator que agrava a situação, já que as diferenças sociais entre negros e brancos é relativamente alta, visto que, de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), os negros representam 75,2% do grupo dos mais pobres , e são os mesmos que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda. Essa disparidade entre renda e oportunidade, tanto educacional quanto trabalhista , revela a mentalidade de muitas pessoas que acreditam ter o direito de menosprezar o outro, esquecendo que todos possuem os mesmos direitos e deveres e a prática de um crime como o racismo deve acarretar a severas punições (Melhore a construção dessa discussão).

(Boa estratégia coesiva) Dessarte, é inegável que, a respeito do racismo , no futebol e em outras áreas, o Brasil possui entraves que precisam ser resolvidos. Logo, o governo federal, órgão de maior poder político nacional, deve, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, criar projetos de reconhecimento e que garantem os direitos desses grupos, por meio de campanhas e investimentos na área educacional, de forma que negros, indígenas e mistiços tenham seus direitos garantidos e mais oportunidades em busca da igualdade racial, social e de gênero, afim  a fim de um país mais justo e igualitário, onde todos possam exercer sua função, como no caso do jogador Vinícius, sem sofrerem nenhum tipo de discriminação. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos