A persistência da discriminação racial no Brasil contemporâneo

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2023
Nota tradicional: 800
Nota IA: 1000
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra cinematográfica "Duelo de Titãs", é retratado a trajetória de um treinador negro que (Vírgula) após ser intitulado para treinar um time, passa a ser alvo de preconceito racial entre seus jogadores e outros instrutores. Fora da ficção, é possível perceber um cenário semelhante ao do filme no âmbito de esportes no Brasil, visto que o racismo no futebol ainda persiste. À vista disso, é elementar discutir acerca dos principais elementos que motivam o problema: a negligência estatal e a banalidade do mal. (Muito bem. Formulou a tese)

Vale analisar, nesse contexto (Vírgula) a ineficiência governamental como fator primordial desse revés. Acerca disso, o aclamado escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidadãos de Papel" (Vírgula) afirma que os direitos promulgados na Carta Magna se mantêm nos papéis, não sendo efetivados na prática. A À luz dessa lógica, no Brasil, o racismo nos esportes- sobretudo no futebol- representa uma expressiva na medida em que fere o direito ao bem estar de todos,  (Reformule essa construção) sem qualquer forma de discriminação. Isso, por conseguinte (Vírgula) potencializa um cenário de injustiça e de desrespeito entre os jogadores e a população. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante destacar a banalidade do mal, que gera efeitos desastrosos nessa questão. Nesse sentido, é pertinente citar a socióloga Hanna Arendt (Vírgula) que afirma que (Dois pontos) " quando um mal é constantemente reproduzido, ele se torna comum". Tal ideia proposta por Arendt, (Sem vírgula) pode ser relacionada à convivência nos estádios brasileiros, dado que ao longo dos anos (Vírgula) apesar de inúmeros casos de racismo no futebol serem denunciados (Vírgula) a problemática persiste no Brasil contemporâneo. Dessa forma, enquanto existir falhas na punição dos racistas dentro dos campos, haverá assim a perpetuação desse quadro lastimável. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Logo, é preciso mitigar os desafios para enfrentar o racismo no futebol. Para tanto, urge que o Ministério Público- órgão responsável por garantir os direitos dos cidadãos brasileiros- juntamente com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) (Vírgula) desenvolva projetos de fiscalização das leis contra discriminação nos esportes, por meio de campanhas de conscientização e apoio as vítimas de racismo, a fim de se garantir a plena efetivação dos direitos promulgados pela Carta Magna. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 1.000 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos