[Sem título]

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2023
Nota tradicional: 920
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Martin Luther King Jr, ativista político estadunidense, destacou em seu discurso “I have a dream” seu anseio para que não houvesse julgamento de pessoas baseado na cor da pele. Apesar desse discurso datar décadas, percebe-se que tal sonho ainda não foi concretizado, uma vez que o racismo ainda é bem presente, como o que ocorre com o jogador Vinícius Júnior em jogos oficiais de futebol. Essa triste realidade traz a indagação do porquê do ocorrido, já que o futebol é um esporte tão diversificado. Nesse contexto, a falta de criticismo bem como a impunidade desses atos se mostram como a resposta para o questionamento. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob esse viés, vale ressaltar como a inexistência de senso crítico contribui para o racismo. O sociólogo Pierre Bourdieu traz a “Teoria do Habitus” como uma explicação sobre o comportamento de um indivíduo no convívio social, a qual aponta a fixação de padrões comportamentais pela sociedade, os quais são internalizados e reproduzidos sem qualquer subjetividade (Explore essa discussão com mais produtividade). Assim, as crenças de supremacia branca, construídas ao longo da história e ainda presentes na sociedade, são postas diante desse indivíduo, o qual não reflete sobre a veracidade dessas ideologias, internalizando-as de forma inconsciente e se comportando de maneira racista. Assim, é necessário um caminho que possibilite a retomada de um pensamento crítico do ser, evitando a reprodução desses padrões previstos por Bourdieu.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a impunidade dos atos racistas tem se mostrado como outro colaborador para a ocorrência do racismo no futebol. A respeito disso, apenas 25% dos casos de racismo acabam tendo um julgamento, e a ocorrência do racismo no mundo do futebol está conectada a uma percepção de impunidade dos agressores, segundo o site G1. Nessa perspectiva, percebe-se que as autoridades futebolísticas não vêm cooperando para a punição do racismo eficientemente, o baixo número de sentenças dos casos de discriminação racial denuncia a situação e coopera para o cenário de impunidade (Explore mais essa discussão). Desse modo, é urgente a aplicação de medidas corretivas no sistema de penalidade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessários para impedir a ocorrência do racismo no futebol. Para tanto, o departamento de educação de cada país, onde ocorrem jogos de futebol, deve conscientizar sua população sobre o tema, por meio da apresentação da temática do racismo através do método sala de aula invertida nas escolas, a fim de que ocorra o debate do tema entre alunos e professores, e assim haja o despertar do pensamento crítico desses indivíduos. Em conjunto a essa atitude, é necessário que a FIFA, Federação Internacional de Futebol, crie regras de punição, colocando-as como prioritárias ao serem executadas, para os torcedores e clubes que apresentem comportamentos racistas. Assim sendo, o julgamento de jogadores baseado na cor de pele seria expulso dos campos de futebol. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos