[Sem título]

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2023
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, determina, em seu artigo 5°, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, é notório que essa legislação está mostrando-se ineficiente diante das diversas adversidades do racismo estrutural no âmbito esportivo no Brasil atual. (Formule a tese)

Em primeira análise, destaca-se que o preconceito racial é um fato decorrente da mentalidade falha e discriminatória originada durante o período de colonização brasileira, visto que a economia do país era ligada à escravidão de povos africanos, influenciando a formação de uma população diversificada cultural e etnicamente. No entanto, os negros não obtiveram nenhum auxílio após a abolição da escravatura, sendo marginalizados e submetidos a condições de vida precárias (Dê exemplos), limitando a participação plena dessas pessoas em várias áreas sociais, incluindo sua integração nos esportes, descumprindo os fundamentos da inclusão e da equidade prevista na Constituição. Dessa maneira, é evidente que o poder estatal deve buscar alternativas para a correção dessa problemática.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o racismo estrutural é um dos impasses colaboradores para assegurar a falta de representatividade negra em posições de destaque em esportes ao redor do mundo, já que restringe a possibilidade de oportunidades igualitárias e perpetua estereótipos negativos (Dê exemplos), facilitando a disseminação de ofensas e injúrias contra esses atletas. Diante disso, o filme "Race" é um importante exemplo da luta contra a discriminação racial, retratando a história do corredor afro-americano Jesse Owens durante os Jogos Olímpicos de Berlim (Vírgula) em 1936, demonstrando suas vitórias olímpicas durante o regime nazista e como o esporte pode servir de empoderamento para pessoas pretas. 
 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é perceptível a necessidade de medidas para o combate efetivo ao racismo estrutural na esfera esportiva. Para isso, cabe ao Ministério do Esporte, por meio de políticas públicas, promover a melhoria de projetos sociais de incentivo à inclusão de jovens pretos no esporte, visando uma maior representatividade e a igualdade entre toda a população. Ademais, a UNESCO deve, em escala global, ampliar debates e campanhas para a reflexão e a conscientização da sociedade acerca do respeito necessário com esses cidadãos, buscando diminuir os casos de racismo em partidas esportivas e o aumento das denúncias a esses atos. Assim, os resultados podem melhorar o amplo bem-estar dos esportistas negros no contexto contemporâneo. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos