Racismo

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/06/2023
Nota tradicional: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em um país como o Brasil (altamente miscigenado), o racismo não deveria ser um problema. Porém, é mais comum do que imaginamos. Vemos isso, por exemplo, quando uma mulher está sozinha e percebe um homem de cor se aproximando. É provável que sua primeira reação seja tentar esconder objetos de valor, temendo um roubo. Racismo é algo estrutural. O Brasil foi um dos últimos países a ilegalizar a escravidão. (Melhore a contextualiização e formule a tese)

O episódio mais recente aconteceu com o jogador de futebol Vinícios Júnior, que teve todo um estádio o chamando de "macaco", sendo que, quando questionados, o culparam por fazer "macaquices" como dançar para comemorar o gol marcado. A Espanha é um país em que a população não conhece as etnias presentes, pois não é uma preocupação do governo um censo. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Com o governo de Luís Inácio houve a criação da Lei Geral do Esporte, que multa em 500 a 200 mil qualquer tipo de discriminação, seja homofobia, xenofobia, sexismo etc. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Medidas efetivas devem ser tomadas (Vírgula) como a educação realmente inclusiva, multas, penas de prisão, uma real atenção a isso. Estamos no século da tecnologia e devemos usá-la ao nosso favor, para espalhar informações e acabar com esse tipo de ignorância. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos