[Sem título]

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/06/2023
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao relacionar o racismo no futebol com os conceitos de Sérgio Buarque de Holanda, principalmente quando se trata da construção de uma sociedade baseada em arranjos incompletos e que apresenta soluções a curto prazo, entende-se o motivo desta persistência, visto que há uma ineficiência da FIFA ( Federação Internacional de Futebol) em atenuar as causas e os efeitos da problemática. Nesse viés, vale destacar dois fatores fundamentais: o descaso com as denúncias racistas pelos os clubes de futebol e a falta de conhecimento sobre as diversas raças e etnias por pessoas preconceituosas. (Muito bem. Formulou a tese)

De início, ao observar o contexto brasileiro, nota-se que o racismo no futebol está relacionado a um problema estrutural: a falta de conhecimento das pessoas sobre as diversas raças e etnias que existem no Brasil e no mundo. Isso acontece devido à a uma bolha social que o eurocentrismo criou. Nessa ótica, conforme os ideais aristotélicos, a política deve ser articulada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De forma similar, é possível perceber que, sem o apoio do Ministério da Igualdade Racial, para combater o racismo no futebol, o desequilíbrio social tornou-se um fato persistente. Assim, de acordo com o Marcelo Carvalho para a CNN "quando não há punição ao racista, há uma liberdade para que outros racistas se expressem." (Vírgula) validando a máxima de Sérgio e ratificando a necessidade de reverter esse quadro.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório que o descaso com as denúncias racistas pelos os clubes de futebol também contribupara a permanência do entrave, ainda que a prática racista aconteça num jogo de futebol é considerado como crime e punido da mesma forma que qualquer outra manifestação racista. Tal cenário, conforme Kant, é análoga à "menoridade intelectual", na qual caracteriza a ausência e autonomia dos sujeitos sobre seus intelectos. Nesse sentido, ao enxergar o racismo no futebol, nota-se que o cidadão, incapaz de assumir uma postura crítica, torna-se refém da "menoridade", visto que o registro de denúncias relacionadas ao racismo e xenofobia em 2021 cresceu 24% a mais do que em 2019 (Vírgula) de acordo com a BBC.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se a necessidade de atenuar as formas de combater o racismo no futebol. Para que isso aconteça, é dever da FIFA criar punições mais severas para torcedores com esses discursos de ódio em parceria com o Ministério da Igualdade Racial com leis mais rigorosas, além de uma reabilitação para pessoas com esse tipo de pensamento, com o intuito de combater o racismo no futebol. Dessa forma, efetivando tal proposta, será possível invalidar o ideal de Sérgio e, certamente, reduzir o alheamento visto. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos