O Racismo Dentro de Campo

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/06/2023
Nota tradicional: 640
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O racismo é um assunto recorrente na mídia e entre a sociedade, repudiada e inafiançável. Porém, apesar de todo repúdio a esse ato desumano, o problema ainda existe, e dessa vez, até mesmo dentro de campo no país do futebol, onde mais da metade da população é negra ou parda. (9Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

O problema do racismo no futebol não é de hoje, desde o século XX, quando o futebol ganhou força, já havia relatos, muitos em países europeus. Conforme países latinos também adotavam esse esporte, começou a propagação de falas racistas nos jogos na América também, muitas das vezes vindo de torcedores, uma forma de ofensa para afetar o jogador, seja por ser do time rival, cometido um erro, ou até mesmo com "simples" intuito de propagar o ódio. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Um caso recente de racismo, (Sem vírgula) foi contra o famoso jogador Neymar, que jogava pelo famoso time de Paris, um dos jogadores soltou frases ofensivas comuns em relatos de vítimas de racismo. O fato teve repercussão mundial e trouxe popularidade um tema que ainda traz problemas. (Reestruture a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Apesar do racismo dentro de campo, também há relatos que acontece fora dele, muitas das vezes disfarçado de "meme" em redes sociais. Grupos engajados na internet compartilham ódio a jogadores que assumiram a função em times mais famosos, a intensidade pode aumentar por conta da cor de pele, assimilando sua etnia a seus erros (Vírgula) ou até mesmo problemas do time. Pelo engajamento desses grupos, o problema já existente do racismo assume o campo, mostrando que ainda existe e deve ser debatido. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Dito isso, fica perceptível que os grupos de torcedores, que podem ter atividade recorrente nas redes sociais propagando o ódio, precisam ser banidos pelas empresas responsáveis por esses serviços. O governo federal também pode fazer o seu papel, fazendo campanhas conscientizadoras em escolas de como o respeito pode melhorar o esporte como um todo, e percepção que mesmo profissionais do ramo podem cometer erros. Uma maior investigação por parte da Policia Federal contra grupos de torcedores organizados também pode contribuir, aliada a maior debate sobre racismo nas escolas, visto que o racismo é passado dos pais aos filhos. (Proposta incompleta)


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos