Racismo no Futebol

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/06/2023
Nota tradicional: 640
Nota IA: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O racismo que ocorre no futebol não é uma novidade, na criação das ligas profissionais, negros eram impocibilitados  impossibilitados de jogar e os clubes não podiam ter jogadores no time. Desde aquela época até a sociedade atual (Vírgula) o racismo está presente por causa da cultura presente na nossa sociedade. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Em primeira análise, podemos ver que o racismo não começou agora no futebol e também que não está presente somente em um país, mas em vários ocorrem isso. Alguns exemplos de casos que ocorreram são que torcedores espanhóis jogaram uma banana em um jogador na La liga, e uma torcedora chamando o jogador "Aranha" de "macaco" pela Copa do Brasil. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva)  Além disso, o problema é que não ocorre punição para o time ou para o torcedor fazendo com que isso se torne algo normal. Contudo (Vígula) nos que ocorrem algum tipo de punição (Vírgula) os valores são muito baixos para o crime cometido, não mudando nada na vida do clube. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Então para acabar com o racismo no futebol, as entidades, como a FIFA, CBF e UEFA (Desenvolva as siglas), têm que punir com mais severidade os atletas e clubes. Além de cobrar dos clubes a punição dos torcedores que cometem esses crimes, a proibição da entrada deles no estádio. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos