[Sem título]

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/06/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filósofo Thomas More, em sua obra “Utopia” (Vírgula) apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao observar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto, sobretudo, já que o racismo no futebol compromete a harmonia coletiva nacional. Diante disso, tem-se um problema fomentado não só pela negligência estatal (Vírgula) mas também pela ausência da efetivação das leis. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, deve-se ressaltar a negligência estatal como um dos impulsionadores do racismo no futebol. Hodiernamente, os casos de preconceito no campo de futebol estão crescendo gradativamente. Segundo pesquisas do Globo Esporte (Vírgula) houve um aumento de 52% nos casos de racismo no futebol e geralmente apenas 10% são punidos. É necessário que se perceba-se a falta de atenção e de investimento no problema social (Vírgula) o qual afeta milhares de pessoas. Assim, é importante que o poder parlamentar observe mais seus cidadãos e o que eles passam no dia a dia para haver melhorias. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os entraves acerca da ausência da efetivação das leis sintetiza outro desafio a ser sanado com urgência. De acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), é possível penalizar os clubes, mas desde o início de 2023, injúria racial é considerada crime com pena de dois a cinco anos de prisão, além da multa. Porém, há casos em que o jogador sofre o ato de racismo e não acontece nada com o acusado (Reestruture). Entretanto, com o avanço da globalização as notícias estão chegando mais rápido para a sociedade (Vírgula) e assim é mais provável que quem cometeu o ato seja penalizado.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o governo federal se faça presente diante desses fatos os quais assolam grande parte da sociedade, por meio de ações como a valorização da pessoa (Vírgula) independente de como ela seja, a fim de que possa existir respeito e igualdade para todos cidadãos. Também as escolas podem promover palestras de incentivos de combate ao racismo no esporte para que os jovens saíbam a importância de valorizar o outro. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos