Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/06/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O racismo no futebol tem sido uma das problemáticas mais preocupantes desta geração. Em princípio, é inaceitável que em pleno século XXI ainda exista esse tipo de atitude por determinadas pessoas. Além do mais, o preconceito racial é um ato criminoso e deve ser punido de forma severa. Assim sendo, faz se necessário discorrer acerca deste entrave. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Em primeira análise, o recente ataque direcionado a Vinícius junior, atacante do real Madrid, mostra que os casos de injúria racial no esporte está crescendo cada vez mais. Nos últimos anos tiveram vários ataques racistas contra atletas brasileiros no futebol europeu, que não se limita só em tal continente, mas também no Brasil e em várias outras regiões do mundo. Tendo em vista que o futebol foi um esporte extremamente importante para unir pessoas de diferentes culturas e raças, é intolerável que essa situação de discriminação racial continue a persistir. (Abordagem limitada. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, como outrora mencionado, os ataques direcionados a atletas do futebol que consiste na ofensa a dignidade de alguém referente a raça é considerado crime. No entanto, a lei n° 7716/89 que classifica o racismo como crime é pouco aplicada (Vírgula) já que apesar de ser punível com penas de até 5 anos de prisão, acaba sendo convertida em cestas básicas ou prisões de poucos dias. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é adequado buscar soluções para o combate ao racismo no futebol. Logo, o Poder Legislativo federal exercido pelo congresso nacional deve aplicar punições mais severas para atos de injúria racial, e promover maior fiscalização para o cumprimento dessa lei. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos