Absoluty My

Tema: Racismo no futebol: por que ainda acontece?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2023
Nota tradicional: 600
Nota IA: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No século XVI até XX, o racismo já era presente na Brasil, devido a diversos movimentos racistas, tais como: a colonização do Brasil, Apartheid, o Holocausto, etc. Entretanto, atualmente ainda ocorre ataques pejorativos contra a raça negra, principalmente em campos de futebol. Esta situação é totalmente preocupante e desumana, pois trata-se de uma ofensa racial e atinge a moralidade de algum indivíduo. (Formule a tese)

Diante deste cenário, é importante ressaltar que as políticas em relação à população negra avançaram, isto é, aprimoraram para mais segurança, acesso à moradia e entre outros, porém, em estúdios estádios de futebol, a situação é mais diferente por conta da quantidade de torcedores. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, Vinícius Júnior, jogador nato, foi vítima, em maio de 2023, de injúrias raciais pela torcida. Dados afirmam que há mais de dezenas denúncias de discriminação, sendo somente 25 denúncias no Brasil. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Estado deve promover leis mais rigorosas quanto ao racismo praticado pelos torcedores, outrossim, incentivar campanhas que proporcionem a igualdade racial socialmente.  (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos