Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Tema: Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2023
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme biográfico “O Primeiro da Classe” (Vírgula) de Brad Cohen, vemos  vê-se a luta de um homem que cresce com a síndrome de Tourette. Por toda a vida, Brad precisou lidar não apenas com sua síndrome, mas todo preconceito direcionado a ele, e, por isso, deixou de lado seu sonho de se tornar professor. Com essa abordagem, a obra revela como a falta de informações sobre o tema e a negligência estatal podem tornar dificultosa a jornada de trabalho de pessoas com deficiência não só na ficção, mas fora dela também. (Ótima contextualização. Muito bem)

Primeiramente, devemos abordar a questão de como as pessoas com deficiência são tratadas na sociedade. Um dos maiores obstáculos para eles, (Sem vírgula) é o preconceito que sofrem de seus próprios colegas, durante toda a vida, pois muitas pessoas tendem a tratar PcD’s PcDs de forma mais infantilizada, o que pode trazer constrangimento (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, a questão de acessibilidade e igualdade de oportunidades são adversidades enfrentadas por eles, uma vez que não são todos os estabelecimentos que contam com rampas de acesso ou um treinamento adequado para essas pessoas, o que acarreta a falta de oportunidades. 

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, a desinformação perante o assunto em questão é muito alta. Muito de todo o preconceito com pessoas com deficiência vem da falta de informação e de informações falsas, como por exemplo, de que pessoas disléxicas são “preguiçosas”, ou que o autismo trás  traz limitações. Segundo a médica neurologista e neurogeneticista brasileira Isabella Peixoto Barcelos, “a terapia certa muda a vida dessas crianças, levando-as a conviver em sociedade”. Isto é, com o diagnóstico precoce e um tratamento adequado, ao chegar à vida adulta, qualquer PcD pode trabalhar normalmente, sem nenhum impedimento. (Abordar a tese "negligência estatal")

(Boa estratégia coesiva) Portanto, ao entender que o preconceito está diretamente ligado à dificuldade da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, torna-se necessária uma atuação governamental para combatê-los. Diante disso, o Ministério da Saúde deve intensificar a criação de atendimentos psiquiátricos públicos, que podem ajudar a diagnosticar de forma mais fácil e tornar os tratamentos mais rápidos e eficazes. Outrossim, o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e Emprego devem se unir em uma campanha para tornar os locais de estudo e trabalho acessíveis. Somente assim, pessoas PcD’s poderão ter uma vida digna e se tornarem os primeiros da classe. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos