deficientes na sociedade

Tema: Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2023
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As pessoas com deficiência enfrentam diversas dificuldades em seu dia a dia, sendo alvo de olhares críticos e preconceituosos, são julgadas por pessoas que não têm um senso para entender que as pessoas portadoras de deficiência e são iguais igual a ela, e que não foi escolha dela nascer com determinada deficiência. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese. Parágrafo frasal)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Entretanto os portadores de deficiência precisam enfrentar uma sociedade onde muitos lugares não têm uma devida acessibilidade para que ela se sinta a vontade, por exemplo muitos estabelecimentos como restaurantes não possuem rampas para entrada de cadeiras de rodas e pessoas com mobilidade debilita. (Reestruture as discussões. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Contudo o mercado de trabalho na sociedade em que vivemos e é muito disputado, porém os portadores de deficiência enfrentam um desafio maior de encontrar emprego, eles também têm a necessidade de se man- ter  manter financeiramente como qualquer outra pessoa,e é na busca de emprego que ela encontra outra dificulda- de, o mercado de trabalho onde muita das vezes e é rejeitado por pensarem que elas não são capazes de reali- zar um serviço como qualquer outra pessoa e assim ficando desempregada por serem excluídas do mercado de trabalho sendo obrigada a enfrentar serviços informais como vender em sinaleiros (Vírgula) como é a realidade de muitas pessoas portadoras de deficiência. (Reestruture a discussão apresentada. Parágrafo frasal)
 

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para que diminua essa dificuldade de encontrar emprego enfrentada por portadores de deficiência, as empresas precisam deixar uma determinada quantidade de vagas para pessoas com deficiência, ou mesmo utilizar o método de cotas nas entrevistas de empregos como é feito em faculdades para que ha me-
nos deficientes passando dificuldades financeiras e tendo que enfrentar serviços informais. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos