PCD no mercado de trabalho.

Tema: Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2023
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cerca de 15% da população mundial é constituída por pessoas com deficiência, ou seja (Vírgula) existem no mundo aproximadamente 1 milhão de pessoas nessa condição.
Entretanto grande parte desse grupo enfrenta um grande desafio quando o assunto é mercado de trabalho. Apesar de ser um número significativo no mundo, esse grupo acaba sendo minoria entre os os contratados por empresas. (Formule a tese)

O ideal é que pessoas com a PCD (Pessoas Com Deficiência) tivessem a mesma taxa de empregabilidade que pessoas sem deficiência tem. Mas  (Ideia de truncamento) na prática isso não acontece. Pensando nisso, em 1991 foi sancionada a lei de cotas para garantir a empregabilidade desse grupo no âmbito trabalhista. Visto isso as empresas são obrigadas a contratarem de 2% a 5% desse grupo para cada 100 colaboradores. Logo, as contratações são feitas por pura obrigação e não por querer tornar ambientes mais inclusivos e diversos (Reelabore essa discussão). Contudo esse comportamento cultural vem do achismo de que pessoas com deficiência não são capacitadas e são limitadas para desenvolver tarefas e exercer seu trabalho. (Truncamento) Tornando assim um desafio para pessoas com PCD. Logo, é preciso que haja uma mudança cultural na sociedade como um todo. Desmistificar o pensamento preconceituoso que a sociedade tem para com esse grupo é o primeiro passo para inclusão. Outro grande desafio é a acessibilidade nos locais de trabalho. Muitas dificuldades aparecem , tornando o processo mais difícil.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, as empresas precisam ter um olhar mais empático para atender esse grupo de forma satisfatória. É interessante ter alternativas que facilitem até mesmo a locomoção de pessoas com PCD, leitura em braile com letras grandes e áudios, rampas de acesso, banheiros adaptáveis entre outras alternativas. As empresas precisam concentra-se no que vai ser feito, e não em como vai ser feito. Um candidato com PCD vai demostrar sua maneira de realizar seu trabalho. Gestores e chefes precisam entender que contratando pessoas deficientes podem sim lucrar e ganhar clientes para as empresas. Os desafios dessas pessoas com deficiência são muitos, e ainda estão longe de serem solucionados. Mas a contratação dessas pessoas deve existir cada vez mais para concientizar e estimular um ambiente mais inclusivo e democrático. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos