A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Tema: Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/05/2023
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que o mercado de trabalho teve um grande avanço nos últimos anos, sendo o principal deles na área tecnológica. Contudo, deixa a desejar em pilares importantes (Vírgula) principalmente quando se trata de inclusão e desigualdade social. Dentre tantos fatores (Vírgula) vale destacar a dificuldade das pessoas com deficiência em se relacionar dentro das organizações e os desafios enfrentados para se inserir dentro do ambiente empresarial. (Melhore a contextualização do tema)

Sabe-se que um grande conflito para o PCD é se enquadrar no ambiente de trabalho. São inúmeras limitações e o principal desafio é o da convivência com os colegas no dia dia, faltando incentivo e apoio por parte destes. Um levantamento feito pelo (Vagas.com) em parceria com a (Talento), relatou que 4 de 10 pessoas já sofreram alguma discriminação no ambiente organizacional. Os principais são: isolamento, rejeição, dificuldade de conseguir uma promoção e bullying. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividadde)

(Boa estratégia coesiva) Além disso vale destacar o grande desafio por parte das empresas em proporcionar um acolhimento digno para essas pessoas. (Truncamento) Gerando uma insatisfação principalmente na estrutura, sendo essas escassez de rampas apropriadas, banheiros equipados entre outras limitações que são pertinentes e acabam trazendo insatisfações para as pessoas que possuem deficiência. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que mesmo o mercado de trabalho tendo avançado nos últimos anos, ainda não se desenvolveu por completo e precisa de muitas melhorias, principalmente se tratando de inclusão social. Dessa forma, é preciso entender a dura realidade que o PCD enfrenta no seu cotidiano e buscar avanços para proporcionar um melhor convívio social e estrutural para essas pessoas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos