[Sem título]

Tema: Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/05/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antigamente, em Esparta, os portadores de alguma deficiência, (Sem vírgula) eram abandonados ou assassinados, isto se deriva de uma crença de que eram amaldiçoados e azarentos. Atualmente esta crença ainda procede em algumas pessoas, entretanto, está incorreto, visto que a ciência afirma que ocorre uma mutação genética, todavia, os deficientes têm diversos problemas em se candidatar ao mercado de trabalho, já que eles devem lidar com vários grandiosos desafios - o preconceito, a falta de acessibilidade para a locomoção e desenvolvimento profissional. (Formule a tese com mais clareza)

Primeiramente, é importante ressaltar que com o passar do tempo, (Sem vírgula) os deficientes ganharam muito apoio em relação a adaptação social, tais como a libras, o braille e etc. (Truncamento) Mas o seu destaque no mercado de trabalho se torna uma tarefa difícil, pois a sua deficiência impossibilita-o de competir contra pessoas sem deficiências, considerando também que nem todo estabelecimento está apto a receber portadores de mutação genética, porque isto custaria muito. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, o fator principal pelo qual os deficientes não são inclusos em um trabalho é o preconceito, devido a  à ilusão de que uma pessoa com deficiência é totalmente incompetente. (Truncamento) Mas isso chega a ser um equívoco, pois há diversos empregados deficientes que executam e trabalham por anos na mesma empresa.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Estado, através dos impostos arrecadados, deve promover mais condições aos deficientes, tanto como em transportes, como em palestras em que haja promoção de respeito aos deficientes, para que assim, (Sem vírgula) a economia brasileira aumente e que os portadores de deficiência consigam os mesmos direitos que uma pessoa não-portadora. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos