Etarismo,um preconceito camuflado

Tema: Consequências do etarismo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/04/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o filósofo Hans jonas, "Uma sociedade saudável é aquela que é capaz de reconhecer e mitigar suas enfermidades sociais".No que tange ao etarismo no Brasil, tal pensamento torna-se asertivo,uma vez que o preconceito é nítido por parte dos mais jovens, para com os mais idosos.Nesse sentido,deve-se observar as causas de tais atitudes e suas consequências. (Formule a tese com mais clareza)

É preciso avaliar (Vírgula) antes de tudo,que o etarismo nasce das idéias ideias negativas e preconceituosas em relação à senioridade,é possível considerar que a sua propagação ocorre de maneira naturalizada e até mesmo institucional na sociedade.É o que aponta a psicóloga Selena Mesquita De Oliveira, ao qual expressa que essa naturalização ocorre no momento em que as normas de proteção à pessoa idosa não repreendem o etarismo de maneira severa. Consequentemente notam-se inúmeros problemas relacionados a esse impasse,dentre eles se destacam:o bem-estar da população idosa, isolamento social,baixa auto-estima autoestima,riscos de violência e abuso contra os mesmos.

(Boa estratégia coesiva) Fica claro portanto a urgência em resolver esse estigma.O ministério público em parceria com as mídias televisivas e as escolas devem investir em conteúdos,contendo informações da importância de denunciar esses casos de descriminação,colocando assim em prática a punição correta e eficaz. Ademais,o ministério da saúde deve investir tbm em especialistas da área,psicólogos que ajudem nesse processo de fortalecimento mental dos idosos, através do sus  SUS de forma gratuita, (Justposição) espera-se com essas medidas amenizar o etarismo no Brasil. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos