O papel do governo e da educação na conscientização sobre o etarismo

Tema: Consequências do etarismo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/04/2023
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme “Os estagiários”, dirigido por Shawn Levy, retrata a história de dois homens de meia idade que estagiam numa empresa e sofrem preconceito por conta de sua idade. Assim como na obra apresentada, atualmente, o etarismo se mostra muito presente no Brasil, principalmente em ambientes como faculdades e corporações. Sendo assim, é necessário discutir as consequências do problema no país, tendo em vista a negligência governamental e o desmazelo educacional como seus principais causadores. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob essa perspectiva, é válido destacar a indiligência estatal como um dos primordiais ocasionadores da questão abordada. Acerca disso, segundo o filósofo Thomas Hobbes (Vírgula) é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. Entretanto, a afirmação de Hobbes não se faz verdadeira no cenário hodierno nacional, uma vez que o governo não investe em políticas públicas (Cuidado. Argumentação tendenciosa), como incentivo de contratação de pessoas em maior faixa etária, visando diminuir os resultados do idadismo. Logo, não é correto que a máquina pública – com sua omissão de dever – continue a ignorar os impactos que sua inatividade apresenta.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso ressaltar a inadvertência educacional como outro dos principais responsáveis do problema. Diante disso, de acordo com o sociólogo Émile Durkheim (Vírgula) as instituições sociais, como a escola, são responsáveis por introjetar as normas de comportamento que o indivíduo deve levar para o resto da vida. Porém, a alegação de Durkheim não se perpetua no atual contexto brasileiro, visto que no ambiente escolar, devido à ausência de campanhas de conscientização, os jovens não são efetivamente ensinados a não serem preconceituosos no geral (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, é vital que ocorram mudanças no sistema educacional, intentando a mudança desse aspecto prejudicial que influencia diretamente a nação. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo e as instituições educacionais devem promover em conjunto ações que cessem o etarismo e, por conseguinte, suas consequências, que vão da manutenção dos preconceitos sociais até desvalorização dos idosos no mercado de trabalho. Dessa maneira, o MDS, Ministério do Desenvolvimento Social (Vírgula) e o MEC, Ministério da Educação, precisam investir em políticas públicas de contratação de faixas etárias avançadas e em campanhas de conscientização aos preconceitos, por meio das redes sociais e vagas destinadas a essa parte da população, afim  a fim de encerrar a problemática e não conservar a realidade retratada na obra “Os estagiários”. (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos