Etarismo na sociedade brasileira

Tema: Consequências do etarismo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/04/2023
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira lei de Newton, conhecida como Lei da Inércia, afirma que um corpo tende a permanecer em repouso ou movimento uniforme a menos que uma força externa altere seu estado. Fora da física, esse princípio pode ser avaliado na situação do etarismo no Brasil, pois é inegável que se nada for feito a sociedade continuará inerte. À vista disso, se faz necessário analisar os entraves que intensificam a problemática, como a disfunção educacional e a negligência governamental. (Muito bem. Formulou a tese)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, em primeiro plano, percebe-se o impacto do descuido educativo. George Riptzer, sociólogo americano, em seu conceito, (Sem vírgula) "McDonaldização da escola", alega que colégios supervalorizam conhecimentos técnicos e, assim, secundarizam outros tipos de instruções. A tese de Riptzer é concretizada quando as instituições de ensino, por focarem, excessivamente, em conteúdos tecnicistas - tais como informações associadas à a vestibulares e mercado de trabalho - não oferecem aulas sobre as consequências do etarismo. Com isso, muitos estudantes, por não adquirir conhecimentos éticos, praticam o idadismo como se fosse algo dentro da normalidade, inferiozando a capacidade cognitiva das pessos pessoas, principalmente da terceira idade, que, por sua vez, têm o mesmo tratamento que é destinado à a crianças. Logo, a sociedade brasileira persiste alienada e corrompida.

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a inoperância estatal é outro fator que intensifica o problema. Em seu vídeo, "Register to vote", a cantora Billie Eilish critica governantes despreocupados com as adversidades sociais. Nessa lógica, a crítica é coerente, dado que muitos políticos, inoperantes frente à sociedade, não investem em campanhas publicitárias que informem acerca do preconceito com as faixas etárias. Por conseguinte,vários afetados por esse hiato estatal acabam exercendo o bullying, afetando físico e emocionalmente a vítima, que se sente diminuída, por muitas das vezes caminham para o isolamento social, podendo desenvolver doenças psicossomáticas.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se a necessidade de reverter a problemática. Afim  A fim de efetivar a demanda, o Ministério de Educação deve elaborar um projeto desenvolvido em duas partes: em uma, será aplicada, nas escolas, a disciplina "Etapas da Vida Humana", que se aprofundará no desenvolvimento humano, da infância à velhice, mostrando todas as formas possíveis que um indivíduo pode se desenvolver cognitiva, intelectual e socialmente; na outra, serão feitas, nas redes sociais do Estado, publicidades relacionadas à a como a população pode está estar  errada quanto ao etarismo. Feito isso, a civilização, devido a uma força externa, deixará a inércia. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos