[Sem título]

Tema: Consequências do etarismo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/04/2023
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que o etarismo é um problema que está presente na sociedade brasileira e traz consequências para as pessoas que são seu alvo. É comum vermos pessoas jovens demonstrar preconceito sobre pessoas velhas em diversos ambientes, sendo assim é de conhecimento geral a necessidade de buscar meios para o seu combate. (Formule a tese)

É importante analisar que independentemente da época é notório a presença de críticas direcionadas a uma geração passada por uma geração seguinte, a maior parte dessas críticas não são de caráter construtivo e visam diminuir a participação do idoso no trabalho na sociedade. (Parágrafo frasal. Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Também é importante lembrar que esse problema está relacionado com esteriótipos que são criados pela sociedade, é recorrente ver o idoso ser colocado em posições consideradas inferiores como na costura ou na cozinha (Argumentação tendenciosa). Essas questões fazem com que o indivíduo alvo desse preconceito se isole e não se sinta produtivo a ocupar espaços em outras áreas (Vírgula) como na educação e no trabalho.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, diante do que foi dito anteriormente, é necessário uma ação do governo federal junto a sociedade para que se possa repelir essa problemática através de campanhas de conscientização com palestras em escolas e propaganda na mídia para promover a informação a respeito dessa questão. Dessa maneira será possível desenvolver uma sociedade menos preconceituosa e mais unida. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos