Consequência do etarismo no Brasil

Tema: Consequências do etarismo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/04/2023
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etarismo, é a palavra usada para referir-se ao preconceito contra pessoas devido a à idade, ou seja, algumas pessoas sofrem preconceito, (Sem vírgula) por conta da sua idade, como se fossem pessoas "incapazes" de realizar certas atividades ou de opinar, normalmente, segundo pesquisas de fontes confiáveis, as pessoas que mais sofrem, (Sem vírgula) são as pessoas de terceira idade e os idosos. (Truncamento) Por serem mais "velhos", em outras palavras. (Formule a tese)

Mas  (Reveja a estratégia coesiva) esse preconceito gera consequências, (Sem vírgula) por afetar a pessoa psicologicamente, pois elas(es) acabam envelhecendo mais rápido, (Justaposição) segundo a ONU (Desenvolva a sigla), fazendo com a expectativa de vida deles(as) diminua, drasticamente. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Quem sofre do etarismo se isola socialmente das pessoas, isso é muito ruim, pois essa exclusão social, (Sem vírgula) pode gerar depressão, podendo levar ao suicídio. (Truncamento) Além de causar, (Sem vírgula) uma série de problemas de saúde, com uma recuperação extremamente difícil. (Truncamento) Levando, infelizmente, muitos, para a morte. (Não apresentou proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos