[Sem título]

Tema: Consequências do etarismo no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/04/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nota-se que, atualmente, casos de etarismo no Brasil tem se alastrado. Em ênfase, pessoas mais velhas são alvo de críticas por conta do avanço na idade, sendo vítimas de repúdio e preconceito, levando-as a um estado de inferioridade, onde resultará em sérios riscos como a solidão existencial eos  e os transtornos psicológicos. (Melhore a contextualizão do tema

Primeiramente, resulta em uma solidão existencial, ocasionado por esse tipo de preconceito (Melhore a construção de sentido). Paulo Freire, filósofo brasileiro disse: "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças, e não com as igualdades" onde logo se adequa, (Sem vírgula) pelo fato de muitas pessoas olharem para pessoas com uma idade mais avançada, sendo não capazes de realizar atividades cognitivas, onde são, de uma certa forma, preteridos da sociedade, olhando apenas para as suas dessemelhanças.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é indubitável dizer que são afetadas por transtornos psicológicos, ocasionados por comentários de baixo calão. Portanto, o sistema imunológico das mesmas, torna-se invulnerável, onde traz sérios riscos a capacidade de redigirem e realizarem atividades propícias que foram esquematizadas a serem feitas. Ademais, proporcionam imparcialidade, tendo-as como pessoas incapacitadas de realizarem certos tipos de atribuições, ocasionando em doenças psicotraumatricas como a depressão. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos citados, o governo federal, órgão de maior complexidade em realizar ações legislativas e especializadas, deve trazer ações em instituições educativas, e em ambientes de saúde, que vizam trazer a conscientização da população, havendo uma relação de inclusão e interatividade. Assim, propomover reuniões para que haja a implementação de leis, que tratam de dar ênfase às pessoas vítimas do etarismo, havendo assim, (Sem vírgula) uma relação de interatividade e socialização correlação  com relação as idades distintas. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos