A importância da participação da mulher na política

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/03/2023
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É indiscutível que na historia História(Sem vírgula) as mulheres demoraram ter voz ativa. Como se elas não fizessem parte da sociedade, tinham apenas o dever de servir seus maridos, cuidar de suas casas e de seus filhos. Não tinham direitos como os homens de poder votar, de poder estudar. Só em 1910 o primeiro partido político feminino foi criado. (Formule a tese)

Desde o início da República, em 1889, o país teve apenas uma presidente, Dilma Rousseff. (Melhore a coesão) E muitas pessoas ficaram contra a posse de uma mulher no poder republicano. Muitos acharam que ela não fosse "apta" a comandar o Brasil. (Truncamento) Pois, infelizmente, temos o machismo enraizado em nossa sociedade, o que faz com que pessoas acreditem que o homem é superior a mulher ou que tem papel distinto só pelo fato de ser homem subjugando a mulher como inferior. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, as mulheres são a maior parte da população. (Truncamento) Mas nos cargos eletivos, continuam sendo a minoria. Com isso, muitas mulheres que querem entrar para trazer projetos, ajudar em criações de leis para melhoria da sociedade, não conseguem por não serem ouvidas ou por serem incapacitadas por homens nessa área por eles serem a maioria nesse ramo. Para elas conseguirem participar na política, precisam de muita ajuda, e até mais estudo que os homens. Ensinos superiores, cursos e tudo que possa destacá-las. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos aspectos abordados, é importante que o Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, (Sem vírgula) possa criar uma lei no  na qual qualquer área de trabalho tenha 50% mulheres e 50% homens. Assim, não só teríamos muitas mulheres na política, como em qualquer outro ramo trabalhista. (Truncamento) Fazendo com que tenhamos uma equidade profissional e uma grande participação da mulher na política. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos