Mulheres marcantes na história

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/03/2023
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1888, a princesa Isabel exercendo a regência na ausência de seu pai, (Sem vírgla) mudou a história do Brasil pedindo o fim da escravatura. Apesar de seu ato significativo para o país, atualmente muito tem se questionado sobre a importância da mulher na política. (Formule a tese)

Observando o cenário atual muitas mulheres ao passar dos anos lutaram e defenderam os direitos das mulheres e outras causas. Celina Guimarães Viana, foi ferrenha ao defender o direito feminino ao voto e acabou se tornando a primeira mulher brasileira a votar, vítima de violência doméstica, a cearense Maria da Penha, de 71 anos, tomou seu caso como inspiração e, em 2006, viu seu nome dar título à lei que condena severamente agressores, temos também Bertha Lutz, princesa Isabel, Marielle Franco, entre outras.

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado ainda podemos perceber a desigualdade das mulheres em vários setores trabalhistas, e na política não tem distinção, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram em torno de 9 mil mulheres que se candidataram aos cargos disponíveis na política, porém apenas 302 mulheres foram eleitas, o que se faz bem distinto, pois em torno de 1346 homens foram eleitos. Porém essa desigualdade vai contra a Constituição federal no artigo 7° diz que:"Todos são iguais perante a lei...". 
 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Mediante o exposto e em contrapartida para combater a desigualdade na política, deve-se distribuir igualmente o números de cadeiras disponíveis entre homens e mulheres, deve-se incentivar as mulheres a se candidatarem, dispondo um tempo de programação eleitoral um pouco maior, incentivar o interesse na população através de campanhas, na escola, atividades da comunidade entre outros. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos