a importância da participação da mulher na política

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/03/2023
Nota tradicional: 480
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal de 1988-norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro (Vírgula) assegura a todos a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza , (Justaposição) entretanto não é o que se observa atualmente ,já que a participação feminina nas esferas sociais são minoria (Vírgula) principalmente se tratando de cargos eletivos (presidência , senado etc) . A partir de 1899 início da república (Melhore a construção de sentido) o país só teve apenas uma presidente mulher, Dilma Rouseff.

Dentre os países com menor participação política das mulheres (Vírgula) o Brasil ocupa a 142º posição dos 193 países existentes no mundo. Além disso ocupar um cargo público é bem distante da realidade de muitas jovens brasileiras . (Truncamento) O que as faz descartar essa possibilidade em sua carreira , e as que já ocupam que deveriam representa-lás reppresentá-las não recebem sua devida importância ,e nas escolas pouco se é discutido sore o assunto (Melhore a construção dessa discussão), o que cria adultos alienados não os deixando a par de seus direitos, nem de sua participação ou dos problemas enfrentados no ambiente político. 

(Boa estratégia coesiva) Mediante os fatos apresentados (Vírgula) cabe á à educação brasileira maior discussão sobre a vida pública da mulher, para uma possível progresso em sua atuação no governo (Vírgula) além de deixar os alunos informados de seus deveres e obrigações na sociedade.E á à população brasileira dar a devida importância , á mulher pública pois auxilia na diversidade e na representatividade de seu sexo e nos interesses e necessidades do grupo. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos