[Sem título]

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/03/2023
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No século VI a.C (Vírgula) a democracia ateniense era válida apenas para homens, filho de pai e mãe ateniense, nascido em Atenas e maior de 18 anos. Excluía grande parte da população, inclusive mulheres. Nesse contexto, considera-se que é de extrema importância a participação feminina na política, uma vez que se faz necessário quebrar o patriarcalismo imposto pela sociedade brasileira, elegendo mais mulheres para cargos governamentais. Assim, evidencia-se o baixo número de políticas legislativas que garantem direitos às mulheres, haja vista a baixa representatividade feminina na política, corroborando para o aumento de casos de violência contra a mulher. (Formule a tese com mais clareza)

Sob essa perspectiva, a pequena quantidade de mulheres em espaços políticos tem raízes históricas na sociedade atual, dando assim pouca importância a determinados assuntos a serem debatidos para que ocorram mudanças sociais. Destarte, segundo o filosofo George Santayana, "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo", ou seja, sem o reconhecimento do passado patriarcal brasileiro, a sociedade nunca conseguirá mudar seu contexto político. Dessa forma, a visibilidade feminina se faz necessária para que haja mudança no cenário contemporâneo brasileiro.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, constata-se que os números de violência doméstica têm tendência a aumentar ao longo dos anos em decorrência do não cumprimento das leis que protegem as mulheres, em relação aqueles que praticam o ato. Ademais, segundo o roteirista americano, (Sem vírgula) Andrew Scheneider, "A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes", isto é, o avanço dos casos de violência tem relação com a imposição de poder com a mulher, e a falta de punição com estes acarreta em menor visibilidade para as mulheres na sociedade. Logo, a criação de políticas legislativas para que se obtenha mais direitos femininos só será conquistada com a maior representatividade feminina no espaço.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, vislumbra-se o falta de direitos femininos na sociedade contemporânea ocasionada pela pequena quantidade de mulheres na política. Por essa tratativa, cabe ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos- órgão responsável por garantir os direitos e defender as minorias no Brasil- promover aumento do percentual do número de cotas femininas no espaço político, por meio de campanhas e criação de projetos para que se concretize esse direito, a fim de estimular a participação política feminina e diminuir o patriarcado imposto na sociedade brasileira. Por essa tratativa, assuntos relacionados às mulheres terão maior visibilidade, visto que essas criarão projetos para que se diminua, por exemplo, casos de violência contra a mulher. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos