[Sem título]

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/03/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o artigo 5°, da Constituição federal(CF/88) "homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações", (Melhore a coesão) é preciso ponderar essa igualdade na política. Dessa maneira, torna-se relevante destacar a participação feminina para diminuição daas desigualdades enfrentadas. Assim,é prioridade a análise de alguns fatores como a representatividade para outras mulheres no meio político e a diminuição das barreiras de entradas na política no Brasil.

Insta ressaltar, a princípio, que a representatividade é um aspecto importante. Nesse contexto, a ex-presindenta do Brasil, Dilma Rousseff é um exemplo da participação da mulher no maior cargo do Poder Executivo federal, sendo a 1º mulher Presidenta da República Federativa do Brasil. Logo, a consequência disso ocorreu a maior representatividade na política. (Explore a discusão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é imprescindível pontuar a diminuição das barreiras de entrada enfrentadas pelas mulheres sobre o contexto da política.Diante disso, é preponderante evidenciar a maior participação e ocupaçãoem  ocupação em cargos como deputado estadual, federal, senadoras, vereadoras, presidentas e entre outros cargos exercidos por mulheres. Destarte, isso mostra a perspectiva de aumento na participação efetiva feminina.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Cabe salientar,desse modo, que em relação a importância da participação da mulher na política é primordial e essencial para a sociedade. Por conseguinte, com o fito de retificar essa importância é imperiosa a atuação das mulheres na política para a diminuição das desigualdades enfrentadas no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos