Mulher política

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/03/2023
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De Paulo Freire a Simone de Beauvoir, as mulheres devem ter acesso igualitário à educação e à política para que possam superar a subordinação imposta pela sociedade patriarcal. Todavia, no Brasil, a participação delas na política, (Sem vírgula) enfrenta muitos desafios. Porquanto, é necessário lutar contra entraves (Vírgula) tais como a discriminação e machismo e também a dificuldade de conciliar a vida política e a vida familiar.

Diante desse cenário, o desprezo pelas mulheres, (Sem vírgula) pode afetar a participação da mulher na política de várias maneiras. Nesse viés, Nísia Trindade Lima, socióloga brasileira, discute a questão do gênero na política brasileira e como as mulheres enfrentam desafios na busca pela igualdade de gênero na política. A ideia de Nísia está presente na sociedade brasileira, na medida em que o ódio e a misoginia ataca o ser feminino pela aparência física ou por desafiar a masculinidade tóxica. Logo, o ódio ou desprezo pelas mulheres na política brasileira gera impacto negativo para a participação delas na lida política.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a expectativa social de que o ser feminino cuide da casa e dos filhos confronta a exigência de dedicação e disponibilidade constante na vida política. Nessa lógica, Joan Tronto, socióloga americana, discute como as mulheres são encarregadas da responsabilidade na vida familiar, o que pode limitar sua participação na vida política. A ideia de Tronto não encontra resistência no Brasil, uma vez que a expectativa social de que elas cuidem da casa e dos filhos confronta a exigência de dedicação e disponibilidade constante na vida pública. Assim, enquanto dominar a ideia de que só as mulheres são responsáveis pelos aspectos emocionais da vida familiar, haverá limite da participação delas na vida política.

(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, para tal, que as escolas – responsáveis pela conscientização social – devem promover projetos pedagógicos, por meio de ações de educação política para mulheres e de combate à violência política de gênero. Tais ações têm a finalidade de discutir a discriminação e machismo, mas também a dificuldade de conciliar a vida política e a vida familiar. Dessa forma, haverá, de fato, mecanismos para vencer os desafios da participação da mulher na política como quer Paulo Freire. (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos