A importância da participação da mulher na política

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/03/2023
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Ulisses Guimarães ex deputado federal e participante da assembleia constituinte ao declarar a constituição federal de 1988 (Melhore a construção de sentido), quem está em vigor nos dias atuais fez um discurso marcante com a promessa de tornar a Carta Magna rumo a voz da sociedade e mudança (Problemas na construção de sentido. Reestruture). No entanto, nunca se diz respeito a importância da participação da mulher na política, vê-se (Vírgula) de acordo com pesquisas (Vírgula) que as mulheres têm uma inferioridade na política, principal causa do problema é a falta de leis contra a participação da mulher na política. (Melhore a coesão e coerência textual)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Além disso, vale ressaltar que a Constituição federal foi, há 30 anos, elaborada com o intuito no bem-estar social dos brasileiros, incluindo as mulheres na política (Apresente essa discussão com mais clareza). (Truncamento) Embora, nota-se que o poder público não cumpre seu papel enquanto a gente agente fornecedor dos direitos mínimos, seu dever enquanto agente é proteger e dar todo o apoio para as mulheres na política e igualdade. Ademais, essa situação configura não só um descaso das mulheres, mas também um efeito de irrespeito e desvalorização e exclusão na política. 

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é fundamental apresentar uma rede estatal que dê acesso a diversos recursos para as mulheres como igualdade,inferioridade e direitos iguais os dos homens na política. Logo, é um obstáculo que tange o problema. Para o sociólogo Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica do mercado. Logo, é nítido a importância da mulher na política.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a temática sendo obstáculo de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia (Vírgula) por intermédio de programas de grande audiência, irá  deve discutir sobre o assunto com com leis que irá beneficiar a mulher a ter o direito de trabalhar na política, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar a visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida, (Sem vírgula) acontecerá por meio de projetos estatal estatais, em parceria com o ministério das comunicações (Justaposição) desse modo, finalizar lá o problema. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos