[Sem título]

Tema: A importância da participação da mulher na política

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/03/2023
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“A Cidade do Sol” é um livro escrito pelo filósofo renascentista Tommaso Campanella, no qual é representada uma sociedade perfeita e isenta de conflitos. Contudo, na realidade contemporânea, o que se observa é o oposto aos ideais do filósofo, uma vez que a importância da participação da mulher na política promove a instauração de um problema que afeta uma parcela substancial da população. (Formule a tese) 

(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante disso, percebe-se que a participação afetiva  efetiva da mulher em todas as esferas sociais não ocorre como deveria e o silenciamento social é um fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo. Desde a primeira república, em 1889, o país teve uma única presidente, Dilma Rousseff e apenas 16 governadoras mulheres.

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é notório que a negligência do Poder Público é um grave problema, uma vez que a população brasileira é constituída 51,13% por mulheres (Vírgula) de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, atualmente há uma omissão no que se refere às discussões acerca da participação da mulher dentro do campo político. Desse modo, sem diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática, sua resolução é quase utópica.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário, de modo que a legislação eleitoral em si dê mais suporte às candidaturas femininas, ao invés de uma cota de mulheres registradas a cada pleito, fossem obrigatórias as reservas de parte das cadeiras do plenário para ocupação feminina. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos