A crise humanitária dos Yanomamis

Tema: Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/02/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Amazônia é uma vasta região do território brasileiro, que abriga grande biodiversidade, riquezas naturais e onde vivem milhares de índios da caça (Melhore a consstrução de sentido), pesca e coleta de frutos. A Constituição de 1988 garante a posse permanente das territórios indígenas às tribos nelas existentes. Porém, observamos que a legislação não está sendo cumprida, uma vez que está ocorrendo uma grave crise humanitária no território yanomami, um dos maiores grupos ameríndios da região, algo urgente de ser revertido.

As terras yanomami, demarcadas e reconhecidas pelo governo há mais de 30 anos, desde sua descoberta é alvo do interesse dos garimpeiros, uma vez que é rica em recursos minerais. A invasão e disputa por esse território é algo que ocorre há muitos anos, porém é pouco veiculada pelas mídias e conhecida pela população em geral. Somente no início desse ano de 2023 o assunto veio à tona, obtendo repercussão a nível internacional.

(Melhore a estratégia coesiva) O garimpo ilegal causa prejuízos imensuráveis ao invadir as terras indígenas. Os yanomamis sofrem com o desmatamento, destruição e contaminação dos corpos hídricos, o que gera dificuldade no acesso à água e comida, além de epidemias, como a gripe e a malária. Milhares de índios já morreram, e muitos que foram resgatados estavam com a saúde tão debilitada que não foi possível a sobrevivência.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que a legislação que assegura e protege os territórios indígenas seja cumprida. Para isso, o governo, por meio do sistema legislativo, pode reforçar as leis já existentes, prevendo punições mais severas ao seu descumprimento, e cabendo, assim, ao Sistema Judiciário punir adequadamente os casos de invasão das terras pertencentes aos índios. Além disso, as denúncias quanto a esse tipo de violação devem ser devidamente encaminhadas e averiguadas pela Segurança Pública, podendo, inclusive, ser criados canais específicos de denúncia destinados aos povos indígenas. Dessa forma, teremos um país mais justo para os índios, que também são cidadãos e devem ter seus direitos respeitados. ​​​​​​​(Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos