A diversidade cultural do Brasil e a proteção da sua identidade.

Tema: Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/02/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é um país com maior diversidade do mundo, com costumes e culturas diferentes. Desde o início do descobrimento do Brasil (Vírgula) onde já era habitado por povos indígenas, o país se caracterizava com várias identidades éticas e preservando sua história. Com o passar dos anos os indígenas foram perdendo suas terras um dos seus povos os yanomami que habita na região da fronteira do Brasil está passando a maior crise humanitária do território nacional (Melhore a construção de sentido). Dentre outros fatores o avanço dos garimpeiros e o desvios de verbas destinadas à população dos yanomamis o governo se ausentou nas políticas públicas para ajuda aos índios yanomamis.

Em virtude do avanço dos garimpeiros em terras indígenas a população yanomami se sentiu ameaçada, por causa da exploração dos garimpos ilegais e suas reservas naturais. Os garimpeiros invadiram as terras marcadas como reservas indígenas causando, (Sem vírgula) violências e abusos para os índios locais e em contato com esses habitantes os yanomamis contraíram doenças vivendo em um cenário de medo e insegurança. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o governo se ausentou (Melhore a construção dessa discussão) em medidas de preservação das terras e ajudas aos povos com políticas de assistência à saúde e segurança para os índios. Com a ausência do poder público os yanomamis não recebiam medicamentos e alimentos, os recursos que eram destinados para população indígenas muitas vezes desviados não tinha fiscalização e nenhum trabalho efetivo no desempenho para o amparo a comunidade local. Em razão disso foi constatada nesse território indígena uma crise humanitária com crianças desnutridas, muitas pessoas morreram de fome e doenças por falta de vacinas, remédios e assistência médica.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o povo yanomami com a sua cultura e costumes diferentes sofreu uma grande barbaria sobre o seu território. O Brasil com toda sua diversidade cultural tinha que preservar todo tipo de cultura e assegurar a sua identidade como patrimônio histórico. O governo através de políticas públicas tem que aumentar a fiscalização e o combate à exploração aos garimpos ilegais, e efetivar medidas de segurança para garantir aos povos indígenas seu território com maior proteção. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos