Igualdade≠igual

Tema: Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/02/2023
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O dramaturgo George Bernard Shaw disse (Dois pontos) "o pior pecado contra nosso semelhante não é o de odiá-los, mas de ser indiferentes para com eles". E atualmente os yanomamis, povos indígenas, estão vivenciando uma ascendente crise humanitária. (Melhore a contextualiização e formule a tese)

Atualmente o povo yanomami tem sofrido com o avanço do garimpo ilegal e a falha na gestão do distrito sanitário. Porquanto são numerosos os casos de desnutrição entre idosos,adultos e crianças, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (Vírgula) em conjunto com o Ministério da Saúde, relatou que 40% da população yanomami teve casos confirmados de malária, totalizando cerca de 12 mil casos, isso além de ressaltar as consequências que o garimpo ilegal ocasiona aos povos indígenas e á à floresta Amazônia, são ocorrências de violência, abusos sexuais,exploração e contaminação dos rios através do mercúrio.

(Melhore a estratégia coesiva) Segundo Bernard Shaw (Vírgula ou dois pontos) "a democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente" (Justaposição) em vista disso,vale ressaltar o descaso,a indiferença e a negligência do governo, pois todos esses fatos são adversos aos direitos dos povos indígenas assegurados pela Lei nº 8.080-que prevê as populações indígenas acesso garantido ao SUS- à LEI Nº 6.001- (Apenas inicial maiúscula) que regula a situação jurídica dos índios com o propósito de preservar sua cultura- e ao Art. 24-que assegura seu direito à posse, uso e percepção das riquezas naturais.

(Boa estratégia coesiva) Diante do cenário atual e em contrapartida deve-se primeiramente prestar apoio médico aos indígenas, solicitar e enviar profissionais da saúde para tratar das doenças, criar centros provisórios hospitalares para atender a grande massa de enfermos, e disponibilizar os instrumentos necessários, solicitar uma força tarefa para prender os garimpeiros ilegais e quem financia esse tipo de ilegalidade, investigar esse descaso por parte do governo, e realmente assegurar e colocar em prática as leis que os indígenas têm por direito, e aos brasileiros que possam ajudar doando alimentos, água limpa, instrumentos médicos necessários, que possam apoiar de alguma maneira ,estendam suas mãos. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos