Crise ambiental e humanitária com o povo Yanomami

Tema: Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/02/2023
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A situação atual do povo yanomami vem impactando de diversas maneiras a população. No programa "Domingão com o Hulk", no dia 12 de fevereiro de 2023, foi retratado a forma em que o povo se encontra e a crise que vem sendo enfrentada atualmente. O programa apresentou uma reportagem onde mostrou o sofrimento causado pela desnutrição e a doença que o povo enfrenta. (Formule a tese)

Ao todo, no ano de 2022, foram registrados cerca de 11 mil casos de malária no povo yanomami, sendo declarado em janeiro de 2023, pelo Ministério da Saúde, emergência em saúde pública no território do povo. O crescimento da região onde eles vivem contribuiu para a atual crise ambiental e humanitária, sendo considerado uma disputa de terras daquelas regiões pois houve a intensificação de atividades de pesca ilegal, garimpo e pecuária, onde acarreta diretamente nos costumes e modo de vida.

(Melhore a estratégia coesiva) Além da malária, há também a desnutrição em grande massa que atinge, em sua maioria, crianças e idosos. Devido à contaminação das águas e do solo (consequência do desmatamento e atividades ilegais que acontecem na região), há um alto risco de contraírem novas doenças (ssa discussão precisa ser mais explorada). Em decorrência, estão sendo levados as pressas para socorro devido ao estado grave de saúde em que se encontram.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com o governo federal, colocarem em prática o que compete ao COE - yanomami ( Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) criado recentemente e, por meio de vistorias frequentes e verba disponibilizada pelo governo, fazer com que o povo possa viver de maneira saudável e livre. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos