Crise humanitária em terras indígenas: Yanomamis, um pedido de socorro

Tema: Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/02/2023
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os yanomamis são um povo indígena que habita as terras que fazem fronteiro fronteira entre o Barasil  Brasil e a Venezuela, as terras yanomamis no território brasileiro ocupa quase 10 milhões de hectares entre o estado do Amazonas e Roraima. Atualmente o povo sofre umas das maiores crises humanitárias da história, assolados pela desnutrição, violência sexual e ameaças, tendo como vetores principais o avanço do garimpo ilegal e a má gestão dos distritos sanitários. (Muito bem. Formulou a tese)

De 2010 a 2020 a área de garimpo ilegal mais que triplicou no Brasil (Vírgula) segundo Diniz (Vírgula) do Map Biomas, as maiores áreas de exploração se encontram no Pará, em Roraima e no Amazonas. Os povos que vivem próximos a essas áreas sofrem diretamente com a contaminação de mercúrio, letal em altos níveis para os seres humanos, e com a degradação de rios e floresta, principal fonte de sobrevivência dos povos indígenas.

(Melhore a estratégia coesiva) As lástimas sofridas pelos yanomamis não são de hoje, desde os anos 80 a região sofre por invasões de garimpeiros, que com eles trouxeram doenças afligindo a população, em 2011 o programa Globo Repórter fez uma reportagem exclusiva com o povo yanomami, trazendo ao ar a realidade do garimpo ilegal, o que pode se notar sobre os entrevistados na época é a certeza da impunidade, pois mesmos sendo pegos pela justiça voltavam para a atividade, um dos fatores que contribuem para isso são as brechas da lei brasileira.

(Melhore a estratégia coesiva)  O que se tem hoje é o sucateamento das instituições que combatem essas atividades ilegais, somado a isso está a falta de médicos suficientes para atender a população que sofre desnutrição, diarreia, pneumonia e casos de malária, em 2022 foram quase 100 crianças yanomamis mortas. (Parágrafo frasal

(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente tramita o projeto de Lei 191/20 que regulariza o garimpo em terras indígenas, um retrocesso para a conservação da floresta e proteção desses povos, sua maior propaganda é que os mesmos teriam retorno financeiro, mas isso não condiz com os relatos das lideranças. A calamidade dos yanomamis está intimamente ligada com a atividade ilegal do garimpo dento  seu estopim com a crise humanitária do povo. É necessário investir no combate e estruturação dos órgãos responsáveis pela fiscalização e no que tange a saúde, e de leis mais severas e aplicação das mesmas. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos