[Sem título]

Tema: O uso de tecnologia entre as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/01/2023
Nota tradicional: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desconectar é necessário. (Há um espaço destinado ao título)

As redes sociais são muito benéficas, tendo em vista que nos auxília resolver vários problemas e situações do cotidiano de maneira online, além de ser um excelente entretenimento para as crianças; mas há também os malefícios como as fake news, que torturam psicologicamente as pessoas a partir de dados equivocados deixando: revoltas, medos, inseguranças; os hackers que cometem crimes virtuais causando prejuízos financeiros e psíquicos em suas vítimas. (Abordagem tangencial do tema proposto)

É necessário fazer bom uso das redes tendo em vista as necessidades da sociedade contemporânea, com limites bem delineados, disciplina, bom senso o uso só trará benefícios, perceber-se que desde tenra idade bebês, crianças e adolescentes são expostos ao mundo virtual de maneira exagerada, deixando-os dependentes, as muitas informações que chegam ao mesmo tempo não permitem que o cérebro processe-as, deixando-os muitas vezes com atitudes e posturas assustadoras; de modo que as interações com o mundo social ficam à a mercê do mundo virtual (Melhore a coesão textual). Na maioria das vezes essa dependência traz conflitos internos e externos, pessoas que estão em comunidade mas não vivem em comunidade, famílias que não se relacionam presencialmente apenas virtualmente, isso tem se tornado a situação mais comum entre as pessoas. 

(Boa estratégia coesiva) Diante deste contexto evidenciado na atualidade, Faz se faz-se necessário desconectar, desligar, ver o pôr do sol, contemplar as estrelas, ouvir nossos pais muitos deles idosos (Evite clichês), compartilhar de brincadeiras com nossas crianças, conversar animadamente com nossos amigos e familiares; sorrir com nossos filhos, viver os momentos no presencial e que isso não seja apenas eventualmente. (Vírgula) mas seja uma rotina de vivência humanizada, sem prejuízos psíquicos e financeiros, estar bem informados, passar mensagens positivas e não esquecer que o bom uso só trará benefícios, mas os excessos trará infortúnio. (Não apresentou a proposta de intervenção. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos