O uso da tecnologia entre as crianças

Tema: O uso de tecnologia entre as crianças

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/01/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso da tecnologia entre as crianças, quando feito de forma adequada, pode trazer benefícios, tais como o aumento da capacidade cognitiva, aumento do raciocínio lógico, e até mesmo o trabalho coletivo, mas, (Sem vírgula) quando em uso demasiado traz consequências maléficas, das quais cabem ser citados o aumento da timidez e da obesidade em crianças das quais usufruem demasiadamente o produto. (Parágrafo frasal)

No Brasil, segundo um estudo realizado em 2018 pela TIC Kids Online Brasil, 69% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de idade usufruem do produto mais de uma vez por dia, dos quais 10% declaram-se usuários dos quais usam em excesso a internet, em que pode-se notar o aumento da timidez ou obesidade, e no pior dos casos, os dois. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) A internet na escola pode trazer inúmeros benefícios, como a prática de jogos interativos e até mesmo o aprendizado de uma nova língua, entretanto, faz-se necessário o uso de forma adequada, não deixando o uso do produto sobressair o ensino convencional, como a escrita no papel e explanações feitas em lousas, pois estas estimulam a atenção e a grafia das crianças. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, faz-se necessário a adesão dessas ferramentas de ensino ao ambiente escolar, visando o aumento do contato entre as crianças, mas que este não se restrinja apenas ao virtual. Além disso, o ensino convencional deve ser mantido para o desenvolvimento pessoal da criança. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos